Quem Somos

A QUALIFICA / oriGIn Portugal é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que visa a valorização, qualificação, defesa, promoção e dignificação da identidade dos produtos tradicionais portugueses.

A 7 de Junho de 2015 a QUALIFICA constituiu-se como secção portuguesa do Movimento Internacional oriGIn – organização não governamental, criada em 2003, para responder ao fenómeno crescente das usurpações que afectam as Indicações Geográficas (IG ou, em terminologia inglesa, GI).

O oriGIn representa hoje mais de 400 Agrupamentos de Produtores de IGs, provenientes de mais de 40 países.

A constituição da secção portuguesa do oriGIn tem como objectivo estruturar ao máximo os Agrupamentos de Produtores gestores de IGs, dando-lhes força e capacidade de luta contra prepotências, fraudes e usurpações bem como defender e promover as IGs portuguesas em todo o mundo, nomeadamente através da rede internacional do oriGIn.

Podem ser membros efectivos da QUALIFICA / oriGIn Portugal as entidades cujo pedido de adesão seja aceite pela Direcção, designadamente municípios ou as suas associações; agrupamentos de produtores; entidades de natureza pública ou privada, nacionais, regionais ou locais de cariz sócio-cultural, económico, profissional ou de solidariedade social; produtores, comerciantes e quaisquer outros agentes económicos; investigadores, professores e técnicos.

Podem ser membros associados as entidades públicas ou privadas que, pela sua área de actuação, possam apoiar, potenciar ou promover o trabalho desenvolvido pela associação e ou pelos seus membros, de forma geral ou até a título de exclusividade, desde que os fins e objectivos de tais membros não sejam contrários nem conflituem com os princípios e critérios aprovados pela QUALIFICA / oriGIn Portugal.

A Direcção pode qualificar como membros de honra as instituições e as personalidades nacionais ou internacionais que prestem apoio permanente ou contributos relevantes às actividades desenvolvidas em defesa dos produtos tradicionais portugueses ou da própria QUALIFICA / oriGIn Portugal ou que se tenham distinguido na valorização dos mesmos produtos.

a) o desenvolvimento agrícola e rural, através da valorização, qualificação, defesa, promoção e dignificação da identidade dos produtos tradicionais portugueses e subsidiariamente, dos seus produtores e território;

 

b) o desenvolvimento de uma rede nacional e internacional para a defesa e promoção das Indicações Geográficas em Portugal e no Mundo

 

c) a representação nacional e internacional dos Agrupamentos de Produtores de Produtos com IG.