“PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA FILEIRA DO QUEIJO DOP NA REGIÃO CENTRO”

“PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA FILEIRA DO QUEIJO DOP NA REGIÃO CENTRO”

Fileira do Queijo da Região Centro tem inscrições abertas para a Escola de Pastores
O projecto “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”, candidatado ao Centro 2020, tem abertas inscrições para a as Escolas de Pastores, até 23 de Agosto. Todos os empreendedores em idade activa podem candidatar-se a este programa.
De realçar que a frequência na Escola de Pastores dará a possibilidade de candidatura a um prémio de 5.000 euros (Vale Pastor).
Onde
Esta formação tem início marcado para 23 de Setembro de 2019, e vai realizar-se em vários locais, nomeadamente: Escola Superior Agrária de Castelo Branco, com componente prática nos concelhos de Castelo Branco, Fundão e Penela; e na Escola Superior Agrária de Viseu, com componente prática nos concelhos de Viseu, Oliveira do Hospital e Gouveia.
Pode inscrever-se online aqui. E saber mais sobre a formação aqui.
Formação
O objectivo geral da criação das Escolas de Pastores prende-se com o desenvolvimento de um programa de formação que permita, não só, o reforço desta profissão, bem como, a promoção da inovação e conhecimento dentro da fileira dos queijos DOP da Região Centro e a valorização e aumento da competitividade dentro da mesma, por tratar-se de um dos principais produtos endógenos do território e com maior potencial de crescimento.
Pretende-se, pois, que no final do seu curso, o formando adquira a capacidade de produzir da maneira mais optimizada possível, segundo critérios de bem-estar animal, prevenção de riscos ocupacionais, protecção ambiental e segurança alimentar.
O Programa de Valorização
O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, liderado pelo InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, tem por objectivo apoiar os agentes da fileira na resolução dos principais estrangulamentos da cadeia de valor dos Queijos tradicionais da região desde o produtor de leite até ao consumidor de modo a fortalecer e valorizar a fileira.
Os objectivos estratégicos do programa são:
* Implementar uma estratégia de rejuvenescimento, valorização e competitividade da fileira;
* Promover a inovação e o conhecimento dentro da fileira dos Queijos DOP da Região Centro;
* Melhorar a qualidade e segurança alimentar dos Queijos DOP da Região Centro;
* Melhorar a capacidade de resposta das entidades gestoras das DOP e IGP;
* Sensibilizar os produtores para a importância do processo de certificação;
* Implementar uma Estratégia de Promoção e Marketing dos Queijos DOP Região Centro;
* Tornar a opção pela compra do Queijo DOP mais apelativa / atractiva.
Saiba tudo sobre este Programa aqui.
FONTE: Agricultura e Mar Actual

Partilhe as nossas notícias


PETIÇÃO PÚBLICA

DESMASCARE OS SEUS ALIMENTOS

Peça à Europa para proteger a sua saúde e prevenir fraudes alimentares