GIVIEW – PROMOÇÃO DAS IG AVANÇA!!!!

GIVIEW – PROMOÇÃO DAS IG AVANÇA!!!!

No dia 25 de Novembro a Comissão Europeia lançou o GIview, uma nova base de dados de pesquisa útil para todas as indicações geográficas protegidas a nível da União Europeia, a qual resultou de uma parceria entre a DGAGRI e o EUIPO.

O GIview fornece um único ponto de entrada para os dados sobre as IGs registadas na UE, e é um instrumento útil para consumidores, produtores e profissionais de propriedade intelectual.

Contém igualmente informações pormenorizadas sobre as IGs não comunitárias protegidas a nível da UE através de acordos bilaterais e multilaterais e sobre as IG da UE protegidas em países terceiros.

No GIview, e tal como tínhamos já anunciado no Seminário que organizámos em Fevereiro de 2019, em Santarém, os Agrupamentos de produtores têm a possibilidade de serem fornecedores directos da informação ( se o Ministério da Agricultura autorizar) o que é uma grande diferença em relação à base de dados oficial E-Ambrosia.

Até ao momento, apenas 4 EMs foram treinados : IT, LT, HU, PL. Portanto, ainda vai demorar algum tempo até que o portal esteja actualizado.

De realçar que GIview e E-AMBROSIA são bases de dados muito diferentes, sendo a E-AMBROSIA a base de dados oficial, alimentada pela Comissão Europeia

Mas a GIView pode vir a ser um instrumento de promoção e de defesa das IG, já que os Agrupamentos podem inserir dados relevantes. Esta base de dados pode ser pesquisada em qualquer língua da UE e fornece tradução automática nas outras línguas da UE

Desconhece-se quando serão treinados funcionários portugueses

Partilhe as nossas notícias