FUTURA POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM: PRODUTORES EUROPEUS DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS CONGRATULAM-SE COM POSIÇÃO DO PARLAMENTO EUROPEU

FUTURA POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM: PRODUTORES EUROPEUS DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS CONGRATULAM-SE COM POSIÇÃO DO PARLAMENTO EUROPEU

Esta semana, o Parlamento Europeu votou as propostas de regulamento relativas à organização comum de mercado e regulamentação de qualidade, bem como os planos estratégicos apresentados pela Comissão Europeia no âmbito da reforma da Política Agrícola Comum.

O oriGIn UE reconhece os esforços feitos pelos relatores e seus relatores-sombra, e congratula-se pelo resultado da votação, que reforça o sistema europeu de indicações geográficas, tanto para denominações de origem protegidas (DOP) como para indicações geográficas protegidas (IGP) nos sectores do vinho e dos produtos agrícolas e alimentares.

“No actual contexto económico, o reforço do sistema europeu de indicações geográficas, em particular no que respeita à protecção contra a usurpação e abuso de reputação, bem como o fornecimento de instrumentos jurídicos eficazes para assegurar uma melhor distribuição do valor acrescentado dentro dos sectores são objectivos prioritários e estratégicos. É com prazer que registamos que o Parlamento Europeu apoia a proposta da Comissão Europeia, definindo um caminho claro para o futuro das DOP, e das IGP na União Europeia”, diz Massimo Vittori, Director Geral do oriGIn.

Os membros do oriGIn UE também apreciam a ênfase dada pelo Parlamento Europeu a um uma agricultura mais sustentável, para a qual as DOP e IGP podem dar um contributo considerável.

“As IGs europeias têm valores económicos, sociais e ambientais. consideráveis. A vontade do Parlamento Europeu de as apoiar nesta direcção e de lhes dar um enquadramento jurídico mais adequado, tendo em consideração critérios de desenvolvimento sustentável, é muito positivo para o nosso sector. Isto reforçará a nossa contribuição para os objectivos do Green Deal e a estratégia “Farm to Fork”. Congratulamo-nos com esta abordagem, que responde às expectativas de muitos cidadãos europeus e aguardamos com expectativa as negociações com os Estados-Membros”, conclui Claude Vermot-Desroches, Presidente do oriGIn.

Fonte: comunicado de Imprensa do oriGIn

O oriGIn EU é o ramo europeu do organismo Internacional para as Indicações Geográficas (https://www.origin-gi.com) e representa grupos individuais de IGs, bem como associações nacionais de IGs, junto das instituições europeias. O sector das IGs dá uma contribuição significativa para a economia europeia, representando um valor de vendas de mais de 75 mil milhões de euros e cerca de 15,5% do total das exportações de alimentos e bebidas da UE.

Partilhe as nossas notícias