FILEIRA DA CARNE DE PORCO TEM UMA NOVA ASSOCIAÇÃO INTER-PROFISSIONAL, A FILPORC

FILEIRA DA CARNE DE PORCO TEM UMA NOVA ASSOCIAÇÃO INTER-PROFISSIONAL, A FILPORC

Há uma nova associação na fileira da carne de suíno. A Organização Inter-profissional da Fileira da Carne de Porco – FilPorc, constituída pela FPAS – Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores e pela APIC – Associação Portuguesa de Industriais de Carne e subscrita pela IACA – Associação de Industriais de Alimentos Compostos para Animais.

A nova organização será apresentada na próxima terça-feira, dia 13 de Novembro, a partir das 13h30 na Universidade Lusófona, em Lisboa, e a sessão de abertura será presidida pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

Este é um projecto que as três organizações perseguem há anos, tendo, por fim, sido atendidas as condições para que o mesmo inicie a sua actividade, aguardando reconhecimento iminente por parte do GPP — Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral.

“Dar um grande impulso à fileira da carne de suíno portuguesa”

“Cremos que esta organização, pela sua natureza e pelo dinamismo que, quer FPAS, quer APIC, que IACA se empenharão em imprimir, virá dar um grande impulso à fileira da carne de suíno portuguesa em matérias como promoção e internacionalização do sector, nomeadamente no que concerne às relações comerciais que poderão ser estabelecidas com países terceiros, acompanhando assim a estratégia levada a cabo pelo Governo de abertura de mercados estratégicos à exportação da carne de suíno como China, Coreia do Sul, Colômbia ou México”, afirmam os responsáveis pela nova Organização.

E acrescentam que, deste modo, pretendem “apresentar esta organização aos operadores nacionais e à tutela, elencando desde já as principais áreas de acção prioritárias da FilPorc”.

Programa

Durante a sessão de apresentação do FilPorc, Nuno Manana, Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) apresentará “O papel das Organizações Inter-profissionais nas relações comerciais de fileira”. Já Alberto Herranz, director-geral da InterPorc, Espanha, vai explicar o que podemos aprender com a experiência do Inter-profissional da Fileira da Carne de Porco de Espanha.

O evento conta ainda com uma mesa redonda sobre Peste Suína Africana: uma Abordagem Ibérica, Impactos técnicos e económicos, com a presença de Fernando Bernardo, director-geral da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Carmen González Martín, sub-directora Adjunta Direcção-Geral de Sanidade e Higiene Animal e Rastreabilidade (Espanha), Nuno Canada, presidente do conselho directivo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Alfaro Cardoso, presidente da Sociedade Científica de Suinicultura, Vitor Menino, presidente da FPAS, Carlos Ruivo, presidente da APIC, e José Romão Braz, presidente da IACA.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória. Inscreva-se enviando uma mensagem para [email protected] com os seguintes dados: Nome; Empresa; Contactos telefone; Contactos mail.

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Partilhe as nossas notícias


PETIÇÃO PÚBLICA

DESMASCARE OS SEUS ALIMENTOS

Peça à Europa para proteger a sua saúde e prevenir fraudes alimentares