FEIRAS DO QUEIJO DA SERRA DA ESTRELA DECORREM TOTALMENTE EM FORMATO DIGITAL. COMPRE ONLINE

FEIRAS DO QUEIJO DA SERRA DA ESTRELA DECORREM TOTALMENTE EM FORMATO DIGITAL. COMPRE ONLINE

Os municípios das Beiras e Serra da Estrela, com o apoio da Comunidade Intermunicipal (CIM-BSE), reinventam-se em ano de pandemia. As emblemáticas feiras do Queijo da Serra vão realizar-se em formato digital e, em alguns casos, com uma duração mais alargada do que o habitual.

Confirmadas estão já as feiras de Seia, Gouveia, Celorico da Beira e Fornos de Algodres. Na impossibilidade de se realizarem os eventos físicos, com estas feiras digitais, mais de 100 produtores, incluindo produtores de Queijo da Serra da Estrela, vão conseguir vender o seu produto. O queijo da Serra está assim à distância de um clique.

100% em formato digital

Este ano as Feiras do Queijo da Serra da Estrela não vão ser canceladas e decorrem 100% em formato digital. É o caso do Município de Seia que estreia a temporada das Feiras do Queijo da Serra da Estrela online através da plataforma DOTT, entre os dias 13 a 28 de Fevereiro.

A partir do dia 20 de Fevereiro e até 21 de Agosto, o Município de Gouveia realiza digitalmente a tradicional Exposerra – Feira de Actividades Económicas da Serra da Estrela que contará com um mercado virtual na DOTT de Queijos da Serra da Estrela.

Também o Município de Celorico da Beira estreia a sua Feira do Queijo Digital entre os dias 28 de Fevereiro e 28 de Março e fará promoção da loja online que, nesta fase, será dedicada em exclusivo ao Queijo, mas irá evoluir no futuro para a promoção de outros produtos endógenos. Esta Feira Digital terá uma programação diversificada com eventos digitais de showcooking, workshops, conversas online com chefs, entre outras iniciativas.

Já o Município de Fornos de Algodres, ao longo de todo o mês de Março, irá dar destaque aos Queijos DOP Serra da Estrela através da plataforma O Bom Sabor da Serra.

De referir que o Município de Trancoso irá dar destaque ao Queijo da Serra da Estrela na Feira online do Fumeiro dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira, que se realiza digitalmente no último fim-de-semana de Fevereiro (27 e 28) e no primeiro fim-de-semana de Março (6 e 7).

O consumidor poderá aceder ao site Visite Serra da Estrela e encontrar toda a informação sobre as Feiras do Queijo Serra da Estrela que se realizam online.

Produtos endógenos

Além dos Queijos Serra da Estrela que contam com as respectivas Feiras Digitais, é também possível comprar outros produtos endógenos e identitários do Território.

Se não pode visitar a Serra, é a Serra que vai até si. E, pela primeira vez, há um único sítio onde encontra, sem sair de casa, os sabores únicos da Serra da Estrela.

Numa iniciativa da CIM-BSE, em estreita articulação com os Municípios que a compõem, acaba de ser lançada a iniciativaA Serra à sua Portaonde é possível encontrar as várias plataformas de venda online de produtos do território, como Azeites de Montanha, Vinhos do Douro, Dão e Beira Interior, fumeiro e enchidos assim como mel, compotas e doces.

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Partilhe as nossas notícias