ALFÂNDEGA DA FÉ – FESTA DA CEREJA ABRE A 8 DE JUNHO COM PRÉMIOS E MOSTRA DE OVINOS

ALFÂNDEGA DA FÉ – FESTA DA CEREJA ABRE A 8 DE JUNHO COM PRÉMIOS E MOSTRA DE OVINOS

A Festa da Cereja, em Alfândega da Fé, abre ao público no fim-de-semana de 8, 9 e 10 de Junho de 2018. São três dias da Festa que vai já na 36ª Edição.
A Cereja vai estar em destaque com o “Prémio da Melhor Cereja”. O objectivo é incentivar a produção de cereja de Alfândega da Fé e promover as suas características. É neste sentido que foi feita uma candidatura a IGP (Identificação Geográfica Protegida), que inclui a produção e cereja do concelho e de algumas localidades limítrofes.
Para 2018, a autarquia dedicou o espaço especialmente aos produtos locais, com “montras personalizadas e mais atractivas”. Queijo e fumeiro, azeite, frutos secos, doces e compotas tradicionais, aromáticos e turismo vão ser as áreas temáticas em destaque na Tenda com 2.100m2.
Encontros de Pastores
Mas há mais: repetem-se o Encontro de Pastores, com mostra de ovinos e caprinos e a Meia Maratona da Cereja, uma modalidade em crescendo no concelho. Para os mais novos e famílias a organização apostou em oficinas de criatividade, mas há também showcookings e vários momentos de animação.
Gastronomia
Também a gastronomia vai estar em destaque com um espaço de restauração renovado para a Edição da Festa da Cereja 2018. Os visitantes vão poder apreciar pratos típicos, como a sopa das cegadas, caldeirada de cabrito e cordeiro grelhado na brasa, nos restaurante e tasquinhas presentes no recinto e ainda saborear sobremesas com cerejas.
Vão ser apresentados menus típicos, possibilitando uma experiência gastronómica aos visitantes, numa parceria com o chef Marco Gomes que acompanhará a restauração durante os 3 dias do certame.
Quanto a música, já há animação garantida. Virgul e Carminho são os cabeça de cartaz de um dos mais antigos certames da região transmontana.
No âmbito da estratégia de afirmação turística de Alfândega da Fé, a organização disponibiliza visitas guiadas, mostrando aos turistas e visitantes toda a diversidade da oferta turística. Para tal basta contactar previamente o Posto de Turismo local, através do telefone 279 462 739.

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Partilhe as nossas notícias