INFORMA

Na sequência da publicação do novo regulamento sobre as Indicações Geográficas e as ETGs , a Qualifica / oriGIn Portugal procedeu já à actualização do Texto Técnico TT 86 e seus anexos.

Fique a par das novas regras de rotulagem e publicidade, do papel dos Agrupamentos de Produtores, do controlo e fiscalização, etc.

Consulte aqui os Textos Técnicos 

___

Regulamento (UE) 2024/1143 do Parlamento Europeu e do Conselho

Foi publicado, a 23/04/2024,  no jornal oficial da União Europeia o Regulamento (UE) 2024/1143 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de abril de 2024, relativo às indicações geográficas para o vinho, as bebidas espirituosas e os produtos agrícolas, bem como às especialidades tradicionais garantidas e às menções de qualidade facultativas para os produtos agrícolas, que altera os Regulamentos (UE) n.° 1308/2013, (UE) 2019/787 e (UE) 2019/1753 e que revoga o Regulamento (UE) n.° 1151/2012

Ver Regulamento

—-

QUALIFICA / oriGIn portugal e Ordem dos Engenheiros denunciam NUTR-ISCORE

Tendo em conta a surpresa geral causada pela inesperada publicação do Despacho 3637/2024  e tendo em conta que o Nutri-score engana os consumidores e prejudica os Produtos Tradicionais Portugueses, já que do azeite às conservas de pescado, dos bolos conventuais ou tradicionais ao vinho, dos queijos aos enchidos e presuntos, das sardinhas frescas ou congeladas aos doces de fruta e ao mel….. tudo é classificado como classe D ou E seja por conter açúcar, gordura, álcool, sal ou proteína em “excesso”. Em contrapartida, refrigerantes “light”, queijos “light”, refeições pré-cozinhadas, pizzas e cereais de pequeno-almoço aparecem rotulados com as letras A ou B!

Ainda que o mesmo despacho seja de aplicação opcional, não deixará de causar danos graves aos produtos e produtores tradicionais e de confundir, ainda mais, os consumidores.

Pelo exposto, e tendo em conta o Protocolo de Colaboração com a Ordem dos Engenheiros, entendeu a QUALIFICA ser boa altura para repudiar firmemente o teor do despacho em causa e exigir a sua revogação.

VER COMUNICADO DE IMPRENSA

 QUALIFICA / oriGIn PORTUGAL

INFORMA

JORNAL OFICIAL DA UNIÃO EUROPEIA C/2024/2071: Publicação de um pedido de registo de um nome em conformidade com o artigo 50.o, n.o 2, alínea a), do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios «Cavolfiore della Piana del Sele» – Classe 1.6. Frutas, produtos hortícolas e cereais não transformados ou transformados: O nome «Cavolfiore della Piana del Sele» designa as cabeças de couve-flor pertencente às variedades e aos híbridos de Brassica oleracea L. var. botrytis.

——–

JORNAL OFICIAL DA UNIÃO EUROPEIA C/2024/1990: Publicação de um pedido de registo de um nome em conformidade com o artigo 50.o, n.o 2, alínea a), do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios «Espárrago verde de Guadalajara» – Classe 1.6. Frutas, produtos hortícolas e cereais não transformados ou transformados: Espargos sob a forma de rebentos verdes tenros, sãos e limpos, da espécie de espargos Asparagus officinalis L., subespécie F1 geneticamente diploide, do tipo «University of California», variedades: apollograndeearly-californiasunlimvegalimmagnusplacosesp, UC 157, UC 115 e darzilla.

——–

JORNAL OFICIAL DA UNIÃO EUROPEIA C/2024/1985: Publicação de um pedido de registo de um nome em conformidade com o artigo 50.o, n.o 2, alínea a), do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios «Caciottone di Norcia» – Classe 1.3. Queijos: queijo de forma cilíndrica, com faces arredondadas e sem abaulamento lateral. O diâmetro é de 20–22 cm, a altura lateral varia entre 9 e 11 cm e o peso é de 3,2 kg (± 12 %).É fabricado com leite pasteurizado de vaca e de ovelha. Caracteriza-se pela relação entre o leite de vaca, presente numa proporção de 90 % a 95 %, e o leite de ovelha, numa proporção de 5 % a 10 %..

——–

JORNAL OFICIAL DA UNIÃO EUROPEIA C/2024/1946: Publicação de um pedido de registo de uma denominação em conformidade com o artigo 50.o, n.o 2, alínea a), do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios «Saucisson gaumais» -Categoria 1.2. Produtos à base de carne (cozidos, salgados, fumados, etc.): O «Saucisson gaumais» é ligeiramente fumado e seco. É obtido a partir da fermentação da carne de porco. Apresenta-se sob quatro formas: forma reta e alongada, diâmetro máximo de 30 mm e peso entre 60 e 140 g; forma de arco circular (quase) fechado; forma reta e alongada, diâmetro entre 40 e 120 mm e peso entre 250 e 2 500 g e forma alongada, curva ou reta, diâmetro entre 80 e 130 mm e peso entre 2,5 e 10 kg. Os ingredientes obrigatórios para a preparação da mistura são carne magra e gordura de porco, sal e pimenta. 

——–

JORNAL OFICIAL DA UNIÃO EUROPEIA: REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/783 DA COMISSÃO de 27 de fevereiro de 2024 relativo à inscrição de uma denominação no registo das denominações de origem protegidas e das indicações geográficas protegidas «Gotlandslins» (DOP) – Classe 1.6. Frutas, produtos hortícolas e cereais não transformados ou transformados

g

A QUALIFICA / oriGIn Portugal é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que visa a valorização, qualificação, defesa, promoção e dignificação da identidade dos produtos tradicionais portugueses.

g

Promovemos o desenvolvimento agrícola e rural, através da valorização, qualificação, defesa, promoção e dignificação da identidade dos produtos tradicionais portugueses e subsidiariamente, dos seus produtores e território.

Notícias

Membro Qualifica

Conheça as vantagens de ser nosso membro e registe-se!

Relações Institucionais

Sede da Qualifica

Fique a par das últimas notícias. Subscreva a nossa newsletter!