19ª EDIÇÃO DA FEIRA DE DOÇARIA CONVENTUAL E TRADICIONAL DE PORTALEGRE

19ª EDIÇÃO DA FEIRA DE DOÇARIA CONVENTUAL E TRADICIONAL DE PORTALEGRE

A 19ª edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, que vai decorrer no requalificado Convento de Santa Clara entre 5 e 7 de Abril, vai contar com cerca de 40 doceiros oriundos de Portugal, Espanha e França.

Conhecida em tempos como a “cidade dos sete conventos”, devido à sua tradição religiosa, Portalegre possui um vasto número de receitas de doces conventuais, com origens remotas, que estão guardadas a “sete chaves” pelas doceiras.

Após ter decorrido durante várias edições no Convento de São Bernardo, a feira regressa este ano ao Convento de Santa Clara, recentemente requalificado, numa iniciativa do município, com o apoio da Associação QUALIFICA / oriGIn Portugal

Além dos doces e licores, o programa tem também para oferecer o atelier “mãos na massa”, vocacionados para os mais pequenos, existindo ainda um outro espaço lúdico dedicado às crianças, enquanto os pais visitam o certame.

“Este ano, voltamos também a fazer um ‘circuito doce, cultural e literário’, uma vez que estamos a assinalar os 50 anos da morte do poeta José Régio. Este circuito sai da Casa Museu José Régio e termina na feira de doçaria, passando pelos pontos de interesse onde o poeta acabava por estar, desde o Café Central à Pensão 21”, adiantou a Presidente.

Uma exposição de tabuleiros antigos e os tradicionais concursos de doces e licores são outros dos atractivos do certame.

A animação está também garantida durante os três dias de feira, através de grupos locais e pela Associação Cultural Danças Com História, que vai apresentar um espectáculo com danças do século XVI.

O preço das entradas na feira vai ser de um euro, podendo os visitantes com esse ingresso entrar também nos museus daquela cidade alentejana.

“Pode acontecer também o contrário, ou seja, comprar um bilhete nos museus e ter acesso à feira com esse ingresso. O preço do bilhete é de um euro e reverte a favor de algumas entidades”,

 

VER PROGRAMA

Partilhe as nossas notícias


PETIÇÃO PÚBLICA

DESMASCARE OS SEUS ALIMENTOS

Peça à Europa para proteger a sua saúde e prevenir fraudes alimentares